domingo, 11 de janeiro de 2009

"Adultice"

O que nos dá "status" de adultos? Quem nos promove a tal?

Hoje pela manhã eu estava pensando nisso. Quando saímos da adolescência e passamos para essa fase tão desejada?

Será que acontece quando começamos a trabalhar, nos tornando financeiramente independentes? Talvez essa seja uma boa possibilidade. Ou ainda, quando saímos de casa para morarmos sozinhos? É, eu sei que aqui no Brasil, ir morar sozinho na mesma cidade que os pais, parece rebeldia, mas pra mim não é, é independência.

Existe a possibilidade de nos tornarmos adultos quando casamos. Aí sim as pessoas nos respeitam mais, e enfim, deixamos a adolescência para trás.

No entanto, nenhuma dessas teorias supracitadas me animam ou me esclarecem. A que mais me chama a atenção é a de que: nos tornamos adultos quando não precisamos mais da aprovação de nossos pais, de amigos, do mundo. Ou quando simplesmente deixamos de nos importar com as opiniões.

Quando eu era pequena, todos os desenhos que fazia na escola tinha que mostrar aos meus pais, e isso só para ouvir um "Parabéns, Filha!". O que muitas vezes não acontecia, porque o desenho nem era tão bom assim. Já na adolescência buscamos a aprovação do grupo. Então começamos a usar certo tipo de roupa, falar determinadas gírias. Tudo isso para ser APROVADO.

Por isso eu acredito que nós finalmente amadurecemos e nos tornamos adultos quando deixamos de buscar essa aprovação, mas será que isso é possível? Quero dizer, viver sem se preocupar com a aprovação dos pais ou do grupo.

No meio de todo esse devaneio surge uma outra pergunta: Será que de fato nos tornaremos adultos algum dia? Bom, vou deixar essa pergunta para outro dia, já divaguei demais para um dia só.



Amplexos a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que ficamos adultos quando aprendemos a tomar decisões, analisando suas consequências e ao invés de perguntar o que, perguntar por que!!!

Camila Pizarro disse...

Ótima teoria também! =)
Quem és tu anônimo?